segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Boa noite amoras. 
A primavera chegou, as 11h49 do dia 22 de setembro de 2012 e a chuva deu seu ar de graça em Brasília... a falta de chuva deixou o ar seco, o céu cinzento, a grama amarelada mas tudo isso ressaltou ainda mais a beleza dos Ipês que florescem e enchem os olhos de quem passa. E foi pensando na primavera que resolvi o assunto de hoje.

Brasília - Esplanada dos Ministérios e o pé de Ipê mostra suas flores após 110 dias sem chuva. - BRASILIA Downtown and this small tree (yellow Ipe) shows its flowers after 110 days without rain - this only happens just a single time per year and lasts for 4 days













Tabebuia sp conhecida como Ipê Amarelo, enfeita a Esplanada dos Ministérios em Brasília - DF. 


O assunto de hoje é: plantas X espaços pequenos e pouco tempo para cuidar.
Hoje em dia é comum apartamentos cada vez MENORES e moradores com MENOS tempo para cuidar de plantas, mas com jeitinho e dedicação podemos conciliar TEMPO E ESPAÇO e CULTIVAR UM LINDO JARDIM. Vou falar sobre algumas plantas que são fáceis de cultivar, dispensam o mínimo de cuidado para ficar SEMPRE LINDAS. 


  • Vaso: como preparar o vaso. 
  1. Para uma boa drenagem compre vasos com "furo" embaixo;
  2. prefira vasos de barro, são melhores para drenagem, são frescos...
  3. forre com argila expandida, ou pedriscos, coloque uma camada de terra virgem, outra de terra adubada.
  4. plante a sua flor, folhagem ou planta preferida e regue bastante.

  • Luminosidade: 
* A incidência solar é essencial para as plantas, então procure um lugar com maior quantidade de luz. Próximo a janelas, portas de vidro, terraços. 
Obs.1: antes de comprar verifique com o vendedor quais plantas precisam de mais OU menos luz solar. 
Obs.2: plantas com folhas amareladas, caules longos, conhecidos como caule estiolado pode ser FALTA de LUZ... já as folhas queimadas, necrosadas são indícios de EXCESSO de LUZ.


  • Água:
* A quantidade de rega difere conforme a necessidade da planta. 


  1. Suculentas, cactos, rafis, pata de elefante, orquídeas são exemplo de plantas que necessitam de pouca quantidade de água, sendo assim indicada para pessoas com pouco tempo para cuidar. 
  2. para verificar se necessita regar ou não coloque o dedo na terra, até aproximadamente 2cm para sentir a umidade
  3.  nos meses chuvosos regue de 1 a 2 vezes na semana e nos meses de seca regue mais vezes de 2 a 3 vezes ou dependendo da planta regue todos os dias. 
*  Suculentas e cactos podem fica até 2 semanas sem água, mas tome cuidado para não esquecer de regá-las após esse tempo. 
  • Adubar??? Sim, sim podemos e devemos adubar nossos vasos com NPK.. pergunte na loja onde comprou a quantidade certa para cada tamanho de vaso. 
  • Retire folhas amareladas, flores secas assim seu vaso fica sempre lindo. 
Obs.: quando usar o podão para retirar folhas e flores doentes tome o cuidado de limpa-lo antes de usá-lo novamente. Lave com água e sabão, passe álcool e depois coloque próximo ao fogo para desinfetar. 


Alguns exemplos de pequenos jardins e arranjos.

 plantas em calhas..

vidro usado como vaso para flor de pedra

Bonsai de Bálsamo


vaso de cimento com "dedinhos"


mini bromélias em vaso de cimento

painel de orquídeas

espaços pequenos = jardim vertical

vidros + madeira = a vasos com temperos para sua cozinha.



Espero ter ajudado vocês.. plantas deixam a casa muito mais linda e com um charme todo particular então vamos investir neles para decorar. 

beijos beijos beijos......... Tha.

fotos: fontes diversas, alguns dos vasos são feitos por mim... 2,3,4 e 5.