terça-feira, 24 de abril de 2012

Olá amoras e amores... aproveitando a hora de almoço para postar algumas dicas de congelamento de alimentos. Com a correria do dia a dia comidinhas congeladas em porções prontas e programadas para a semana pode ser a grande pedida para refeições em casa, então vai algumas dicas...



Conserve os alimentos a uma temperatura de de -18ºC a -23ºC. 

Etapas do Congelamento

  • Separe alimentos de boa qualidade e limpos;

  • Faça os procedimentos necessários para cada tipo de alimento;

  • Coloque em embalagens adequadas como potes plásticos, de vidro ou sacos plásticos próprios para alimentos, em quantidades pequenas, ideais para o consumo de uma refeição, tentando retirar o ar, se possível com uma bombinha específica;

  • Identifique com uma etiqueta contendo data de fabricação e data de validade;

  • Coloque no freezer na temperatura adequada, abaixo de 18º C;

  • Conserve os alimentos congelados numa temperatura de -18ºC por até 3 meses;


Congelamento de frutas

As frutas devem ser limpas e os caroços devem ser retirados. Armazene as frutas na quantidade exata que você ou sua família consomem. Coloque uma etiqueta com os dados descritos acima e coloque na embalagem. As frutas congeladas devem ser consumidas em preparações como bolos, tortas, entre outros.

Congelamento de hortaliças

Para congelar hortaliças é necessário usar uma técnica chamada branqueamento, que melhor conserva as características como sabor, cor, textura, além de provocar também uma diminuição na atividade enzimática e na proliferação de bactérias. 

O branqueamento se refere à lavagem correta das hortaliças, onde devem ser separadas partes estragadas. Em seguida, deve-se submergir o alimento em água fervente e rapidamente colocá-lo em água fria, para que ocorra o choque térmico. 

Congelamento de carnes

As carnes, bem como aves e peixes, devem ser limpas e as partes não comestíveis (como a gordura excedente) devem ser retiradas. Esses alimentos devem ser armazenados na quantidade em que serão consumidos. 

Congelamento de alimentos pré-preparados

Prepare os alimentos como pouco tempero e não exceda o tempo no fogo, já que os alimentos serão aquecidos novamente.

Obs.: alimentos cozidos tendem a amolecer. Congele IMEDIATAMENTE assim evita a proliferação de bactérias e conserva sabor, textura e cor dos alimentos.
Para RESFRIAR antes do congelamento coloque a panela ainda quente numa bacia maior com água gelada "choque térmico".

Após o preparo dos alimentos, coloque-os em embalagens adequadas, na quantidade a ser consumida em uma refeição e, em seguida, coloque a embalagem do alimento pronto sobre um recipiente com água fria e gelo. Depois, coloque o alimento no refrigerador e após o resfriamento, coloque no freezer. 

Alimentos que não devem ser congelados

Ovo com casca, maionese, chantilly, iogurte e demais derivados do leite, banana, pêra, verdura de folha, pudins em geral, tomate, batata, pepino, salsão, creme de leite, queijos cremosos, macarrão sem molho, cremes engrossados, alimentos a base de amido de milho, vegetais crus*¹ .

*¹ vegetais crus deverão ser pré cozidos, técnica conhecida como "branqueamento dos vegetais".
COMO FAZER ENSINAREI NO PRÓXIMO POST COM DICAS DE TEMPO MÁXIMO DE CONGELAMENTO PARA CADA ALIMENTO.

Descongelamento

Os alimentos devem ser descongelados sempre colocando o alimento no refrigerador, em forno de microondas ou em temperatura ambiente por no máximo 4 horas, sob embalagem adequada. 

Obs.: NUNCA descongele seus alimentos na pia ou sob o sol para evitar bactérias.


Obs. Importante: Coloque uma etiqueta com a data do congelamento e os dados necessários do alimento. Se houver necessidade de acrescentar algum ingrediente na hora de aquecer, anote. Se as etiquetas estiverem bem detalhadas, ou se houver um registro com todas as informações necessárias sobre o que está armazenado, você usará bem o alimento.

Obs. Importante: NUNCA recongele o alimento. Evita proliferação de bactérias.


DICAS pesquisadas no site: cyberdiet.terra.com.br, por Roberta dos Santos Silva, Nutricionista do site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário