segunda-feira, 23 de abril de 2012


Vai morar sozinho?!

Você não precisa ser um mestre na cozinha..... 



Seguem algumas dicas para facilitar a alimentação: 

1. Separar ou comprar pequenas porçõesCompre pequenas porções ou se desejar compre porções grandes, separe e congele em porções menores. Isso vale para pães, tortas, carnes, molhos, queijos, frios, etc;
OBS.: em outro post falo sobre congelar alimentos.

2. Massa
É pratico e não estraga. Basta cozinhar a porção que irá consumir. O resto fica na no armário para a próxima vez. O toque final fica por conta do molho que pode ser variado e ainda pode ser comprado pronto;
OBS.: para preservar a massa ainda crua lacre o saquinho de macarrão assim vc preserva a textura e sabor, além de evitar que fungos se prolifere.

3. Ovos
Práticos e possibilitam diversas formas de preparo. Frito, cozido, omeletes, mexido, benedict etc, etc, etc...

4. Pacotes de Salada Pronta

São muito úteis. É só abrir o pacote, temperar e pronto de novo. O tempero pode ser pronto também!

5. Alimentos Congelados
 Na seção de congelados existe muita variedade de alimentos prontos e em pacotes individuais. Só testando para saber o que é bom!

6. Sucos, leite, iogurtes, sorvete, refrigerante e tudo mais que pode ser vendido individualmente ou congelado e que quebra um galhão na hora da fome.

7. Arroz e feijão
Depois de cozinhar o feijão, congele em pequenas porções e retire apenas o que for consumir no dia. O arroz pode ser pré-refogado em alho e azeite e guardado por até três dias na geladeira. Na hora de cozinhar é só ferver a água, colocar sal e despejá-lo na panela. BOA DICA!!! E É RAPIDINHO....

8. Legumes
Existe uma técnica especial para congelar legumes chamada branqueamento. Ela é bem simples: lave bem os legumes e corte os talos. Mergulhe os vegetais em água fervente por alguns segundos e coloque-os em água gelada em seguida para evitar que cozinhem com o calor. Leve os legumes ao congelador em sacos plásticos, Retire todo o ar da embalagem para não ficarem com textura áspera e sem sabor. Na hora de preparar os legumes congelados, basta cozinhá-los e depois servir.

9. Batatas
Você pode congelar batatas cozidas ou cruas. No primeiro caso, cozinhe e amasse como purê. Embrulhe em papel-filme e leve ao congelador. Para batatas cruas, lave, descasque e corte em cubos. Mergulhe em água fervente por 5 minutos e resfrie em uma tigela com água e gelo. Escorra, embale em papel-filme e congele.

10. Cozinhe porções dobradas
Cozinhando o dobro da porção que será utilizada é possível guardar a parte da porção que sobrou no freezer  para consumir em outra oportunidade. Funciona bem com carne moída, frango refogado, carne refogada ou cozida, etc.


E se PRECISAREM da AJUDA da AMIGA aqui pode chamar vou correndo socorrer você.