segunda-feira, 12 de maio de 2014

Ácaros, bactérias, fungos...?! Tô fora!!

Como evitar que os insetos minúsculos mas ofensivos pra saúde se proliferem?? 



Sabemos que tapetes, sofás, brinquedos de pelúcia, animais dentre outros são fofinhos, bonitinhos mas podem esconder um grandes vilões para nossa saúde. Seres minúsculos como ácaros, bactérias, fungos nos transmitem doenças e causam alergias. Para deixar mau estar com a saúde longe, vamos colocar algumas dicas de como evitar esses "bichinhos".


  • Sabemos que eles proliferam em ambientes quentes e com frequência, úmidos... nesse caso não deixe aquele pedaço do sofá, onde caiu refrigerante e, você teve que passar um pano molhado para não manchar, úmido. 
Caiu café, água, suco... limpe imediatamente com a solução própria para cada um... já falei como retirar manchas em um outro post, e SEQUE. 
** para não danificar o tecido use o secador de cabelo ou o ferro.O ferro deve ser usado com muito cuidado para não queimar, coloque um pano no local onde fez a limpeza e passe o ferro até sentir que o local está realmente sequinho.
  • Use aspirador de pó nas cortinas, tapetes e demais móveis com tecido.
  • Deixe a casa ABERTA. Deixar o ar entrar evita a proliferação de ácaros e outros micro-organismos.
  • LIMPE a casa SEMPRE!!! Ambiente limpo é ambiente inóspito para crescimento de fungos, ácaros, bactérias.
  • Evite umidificar demais o ambiente. 
** aqui em Brasília precisamos umidificar os ambientes, principalmente os quartos e salas pois enfrentamos um longo período de seca. Para isso temos que evitar excessos.

- evite toalhas molhadas e bacias com água. Se a opção for essa, coloque quando estiver no ambiente e logo que sair retire e jogue a água fora ou coloque a toalha para secar e lavar, assim evitamos proliferação.
- troque a água do umidificador sempre!!! Não queremos criadouro ali.
  • Retire comidas com bolor da geladeira e armários, são excelentes para crescimento de colônias.
  • A lixeira encheu?! Retire o lixo e coloque na lixeira da rua.
  • TROQUE os jogos de lençois e toalhas com frequência. 7 dias é o máximo que pode ser usados.
  • Travesseiros, almofadas, edredons, cobertores... se não conseguir lavar, deixe pelo menos, RESPIRAR. Coloque-os no varal pendurados e deixe pelo menos meio dia lá. Se possível no sol. 
** FAÇA ISSO NA ÉPOCA MENOS ÚMIDA.
  • Retire as roupas do armário e faça AQUELA limpeza caprichada. E lembre-se, nada de guardar roupa suada ou o sapato sujo.
  • Animais de estimação dentro de casa deve tomar banho com frequência e usar sabonetes ou talcos anti pulgas e carrapatos. 
** se é contra o uso desses use uma solução de água com vinagre e passe a escovinha que usa no pet para ajudar a retirar.



Caso saiba de outros métodos passe um e-mail, portilhothabata@gmail.com com a dica e colocarei no blog, afinal A CASA É NOSSA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário