quinta-feira, 18 de outubro de 2012

6 dicas para REDUZIR gastos com a conta de luz

              

Bom dia amoras e amores!!!!!! O tema hoje é ECONOMIA. 


     



Dicas para REDUZIR os gastos:

1- Iluminação Natural: aproveite a luz natural.
- janelas de vidro ajudam deixar a iluminação entrar;
- cortinas e persianas sempre abertas;  
- tintas.. cores CLARAS aumentam a claridade.

2- Lâmpadas econômicas: lâmpadas FLUORESCENTE são mais econômicas.
- duas lâmpadas fluorescentes de 20 watts ILUMINAM MAIS que uma incandescente de 100 watts;
- DESLIGUE as luzes dos cômodos desocupados e iluminação indireta, deixando essa última para ocasião especial;
- sensores de presença, que acendem quando há circulação naquele ambiente PODEM ajudar a diminuir sua conta.

* LEMBRE-SE: use lâmpadas com o selo Procel Inmetro de Desempenho.

3- Revise as instalações elétricas a fim de encontrar pontos de "fuga" de energia. 
-DESLIGUE TODAS AS LÂMPADAS E APARELHOS e verifique se o disco de medição continua a rodando/girando. A "fuga" de energia é responsável por 30% do aumento na sua conta de energia.

*Causas da "fuga": 
- conexões frouxas, emendas mal feitas, fios desencapados, ou isolamento comprometido.

* Identificando a causa da "fuga":
- se ao desligar a chave geral o disco do medidor continuar girando o PROBLEMA É NA INSTALAÇÃO ELÉTRICA. Para resolver, contrate um especialista na área.

4- Eletrodomésticos mais eficientes: use-os corretamente e dê preferência aos que possuem selo Procel.
- tire os eletrodomésticos da tomada quando não estiver sendo usados;

* Aparelhos que necessitam de ATENÇÃO:

Geladeira - Mantenha a geladeira em local ventilado para facilitar a troca de calor pelos radiadores. Não forre prateleiras com filmes plásticos, que dificultam a circulação de ar em seu interior. Evite deixá-la aberta por muito tempo e mantenha em boas condições a borracha de vedação da porta. Geladeiras em más condições podem ser responsáveis por até 70% da conta de luz.
Ar-condicionado - Quando comprar um aparelho de refrigeração, procure dimensionar o espaço que ele ocupará e o seu potencial refrigerador. Existem tabelas para este cálculo nas lojas, é só perguntar para o vendedor. Lembre-se de conferir se o aparelho possui selo de eficiência energética. Na instalação, não deixe o aparelho em lugares quentes, próximo de equipamentos elétricos ou sob a luz do sol. Isso força o desempenho e consome mais energia.
O ideal é instalá-lo de frente para a maior dimensão do ambiente, o que facilita o processo de refrigeração. Você pode desligar o ar condicionado meia hora antes do fim do expediente e também durante o almoço, que a sala ainda permanecerá climatizada. Mantenha as portas e janelas fechadas, de forma a impedir a entrada de ar quente de fora.
Chuveiro elétrico - Nos dias quentes, use o chuveiro com a chave na posição verão. Na posição inverno o consumo de energia é 30% maior. Nunca reaproveite resistência queimada, pois aumenta o consumo de energia e não é seguro. Estude a possibilidade de instalar um aquecedor de água por energia solar, que, atualmente, possuem preços mais acessíveis e dispensam grande manutenção. Para baixar o consumo de energia – e de água -– tente reduzir a duração do banho de 20 a 40%.

5- Desligue da tomada quando NÃO ESTIVER EM USO.

* Você sabia?! 
o gasto de energia aumenta com o tamanho do monitor. Um monitor de 14" consome em torno de 80W, enquanto um de 17" consome 100 a 110W. Esses dados mudam conforme o modelo a ser usado.

* Periféricos como scanners e impressoras, e também caixas de som consomem energia mesmo desligados, tire-os da tomada quando não estiver usando. 

* Evite deixar o celular na tomada carregando durante a noite toda, deixe somente o tempo necessário para carregar a bateria.

6- Evite chamar dois elevadores ao mesmo tempo, afinal você usa apenas um deles.

* Oriente seu filho a não brincar apertando os botões do elevador.



SEJA CONSCIENTE, ECONOMIZE.


Fonte: Secretaria de Saneamento e Energia de São Paulo.