terça-feira, 2 de outubro de 2012

Mulher que se toca, se cuida!!


outubro rosa OUTUBRO ROSA 2011   O movimento mundial contra o cancêr de mama começou,apoie o Outubro Rosa você tambem!

NÃO IMPORTA SE VOCÊ É MULHER, HOMEM.. INDEPENDENTE DA RAÇA, COR, RELIGIÃO OU IDADE.. ESPALHE ESSA IDEIA. 



Boa tarde amoras!! O assunto hoje é IMPORTANTÍSSIMO e merece DESTAQUE.
Estamos no mês da CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE AO CÂNCER DE MAMA E COMO MULHER NÃO PODERIA DEIXAR DE FALAR SOBRE UM ASSUNTO TÃO IMPORTANTE.


A estimativa do INCA (Instituto Nacional do Câncer) assusta. No Brasil são 52.680 novos casos de Câncer de Mama, sendo o tipo de câncer que mais ataca as mulheres e em sua maioria maiores de 35 anos... vamos nos preocupar amoras, QUANTO MAIS CEDO MELHOR.


PREVENÇÃO: pode começar em casa.




Drª Laura Lúcia explica como fazer o autoexame.


 Mas apenas o autoexame não é suficiente para detectar a doença e pode trazer uma falsa segurança, então CUIDE-SE.. TOQUE PODE AJUDAR, MAS EXAMES COM UM PROFISSIONAL NA ÁREA É ESSENCIAL. 

SINTOMAS: podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante a casca de laranja. Secreção no mamilo também é um sinal de alerta.

O sintoma do câncer palpável é o nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem também surgir nódulo palpáveis na axila. 
Fonte: INCA

DETECÇÃO PRECOCE: para uma detecção precoce da doença não basta o autoexame, é preciso mais:


  • Exame Clínico das mamas (ECM): quando feito por profissionais pode ser detectado com até 1cm, SE SUPERFICIAL. DEVE ser feito UMA VEZ POR ANO por mulheres na FAIXA ENTRE 40 e 49 ANOS;
  • Mamografia: radiografia da mama que detecta o câncer precocemente ao mostrar lesões de milímetros. DEVE ser realizada A CADA 2 ANOS pelas mulheres entre 50 e 69 ANOS, OU SEGUNDO RECOMENDAÇÃO MÉDICA;
** Há um certo desconforto suportável.

  • Lei 11.664/2008: ESTABELECE que TODA MULHER ACIMA DE 40 ANOS TEM DIREITO A MAMOGRAFIA A PARTIR DOS 40 ANOS, realizado pelo SUS.
Fonte: INCA.







Fontes:
http://www.inca.gov.br;
http://www.youtube.com/watch?v=3L0ME1oJaaw&feature=related.