sexta-feira, 15 de março de 2013

Como arrumar a despensa.

Hoje em dia é raro casas com um local grande para despensa, e mesmo nesses lugares é preciso organizar para caber tudo e claro deixar sua casa mais arrumada. Segue abaixo uma lista para ajudar você a arrumar sua despensa. 


São apenas dois passos a serem seguidos. 

1- Planejar.

Antes de chegar com as compras é essencial planejar como irá organizar os mantimentos assim todos terão seu lugar e sua prioridade.

DICA: 


  • tente organizar sua despensa quando estiver sozinha, assim facilita a concentração e é melhor para visualizar como vai ficar depois de arrumada. 


2- Mão a Obra.

  1. esvazie as prateleiras, fica mais fácil visualizar e organizar.
  2. coloque os mantimentos em caixas ou sobre a mesa da cozinha. Quanto mais próximo estiver da despensa melhor, pois facilita na hora de colocar cada coisa no seu devido lugar.
  3. limpe todas as prateleiras. Lave e seque tudo com pano limpo.
  4. ATENÇÃO à data de validade. Itens velhos DEVEM ser jogados fora.
  5. crie categorias. Agrupando assim será mais RÁPIDO E FÁCIL na hora de buscar o que você precisa naquele momento. Por exemplo: use uma parte da prateleira para massas e grãos, outra para condimentos e assim por diante.
  6. use caixas para guarda itens pequenos como gelatina, mistura para bolo.
  7. deixe produtos que são usados com mais frequência em uma prateleira ao nível dos olhos para facilitar a visualização.
  8. nas prateleiras mais baixas deixe materiais de papel como guardanapos, toalhas, pratos e copos descartáveis, além de produtos mais pesados como garrafas de refrigerante, suco.
  9. guarde os produtos de limpeza LONGE da comida. LEMBRE-SE de guardar em local alto e fechado por causa das crianças.
  10. etiqueta em tudo. Etiquetas nas prateleiras ajudam a IDENTIFICAR o que está guardado em cada uma delas facilitando até para futuras compras e armazenamento.
  11. se na sua despensa tiver espaço, pendure na parede ou porta, ganchos para pendurar vassoura, rodo, pá de lixo, quadro de anotação e seu bloquinho para fazer a lista.

DICAS:

  • deixe um bloco de papel e caneta pendurados próximo ou dentro da despensa facilitando na hora de fazer a lista dos itens que estão faltando.
  • se você não conseguir encaixar tudo mantendo assim a arrumação, considere remover alguns produtos com menos prioridade para outro local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário