quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Mais dicas para montar seu escritório em casa.

Trabalhar em casa e desfrutar de mais tempo em família é o desejo de muitos e hoje em dia essa realidade já pode ser desfrutada por algumas pessoas que puderam trazer o trabalho para o lar doce lar.  Como tudo na vida tem seus prós e contras aqui não podia ser diferente. O mais importante aqui é ORGANIZAÇÃO. A comodidade de sair da cama direto para o computador ou vice versa pode sim atrapalhar se você não seguir uma rígida rotina. Trabalhar em casa não é muito diferente de trabalhar fora e para falar a verdade pode ser mais complicado se você não for disciplinado com horários, tarefas... 
Para isso selecionei algumas dicas para fazer de seu cantinho em casa um escritório eficiente.

Amor estou pensando em trabalhar em casa o que você acha?! rsrsrs... pense bem. 


meu sonho... 


  • Veja suas necessidades: seu escritório será usado todos os dias ou será apenas uma extensão da empresa?! Quais as demandas da sua profissão?? Como é seu dia a dia?? Tem filhos, é casado, mora sozinho, terá assistente, vai receber clientes em casa?? Tudo isso tem que ser muito bem observado e estudado para que seu trabalho não interfira na sua vida e vice-versa.
  • Organize horários: seus horários podem ser flexíveis, mas terão que ser cumpridos. Se tiver filhos, organize o tempo e concilie com os cuidados com eles. Não é fácil, mas é possível.
  • Eleja um canto: se sua casa possui espaço suficiente para ter um cantinho só para o trabalho, ótimo. Falta de espaço não é desculpa. O local não precisa ser grande, segundo a arquiteta Denise Soares em um espaço de 3 m² pode ser instalado uma bancada de 50 X 90 cm, estante, gaveteiros e prateleira sob medida. 
IMPORTANTE: verifique a parte elétrica, pois você vai precisar de tomadas e pontos de telefone extra.
  • Liste os equipamentos: computador, fax, impressora, telefone assim você irá listar todos os acessórios imprescindíveis e poderá delimitar um espaço confortável para trabalhar. Não esqueça que você vai precisar de mesa, cadeira, estante e gaveteiro para organizar livros, papeis e revistas.
DICAS PRECIOSAS: escolha uma mesa com gaveteiro para facilitar na hora de organizar e guardar os papeis. A cadeira DEVE ser ergonômica trazendo conforto e ajudando na postura. 
IMPORTANTE: se receber clientes lembre-se de colocar cadeira extra.
  • Cuidados com a postura: um mobiliário adequado evita doenças ocupacionais, como a LER.
- "A altura ideal da mesa ou bancada varia entre 75 a 80 cm", diz o arquiteto Marcelo Mendonça. 
- Evite movimentos repetitivos do pescoço, para isso alinhe o monitor na altura dos olhos.
- O encosto da cadeira deve ser ajustado na altura da escápula, osso que forma as "duas asas" laterais das costas. 
- A forma correta de sentar é ereta formando um ângulo de 90° entre o tronco e antebraços, tronco e pernas, coxas e parte inferior das pernas e entre tornozelos e pés.
  • Iluminação na medida certa: a luz natural é a ideal, além de proporcionar uma boa iluminação você ainda economiza energia e ajuda o Planeta. Se sua casa possui janelas grandes coloque sua mesa o mais próximo possível, porém evite colocar o computador contra a abertura por onde passa à luz, o reflexo pode prejudicar suas vistas. Mesma com boa iluminação, o ambiente deve contar com luz artificial geral e homogênea e uma luz pontual sobre a mesa. 
DICA: o foco sobre a mesa deve ser perpendicular, vindo da direita para quem é canhoto e da esquerda para os destros, assim evita sombras no papel.
  • Decoração: LEMBRE-SE "menos é mais". Restrinja sua mesa ao que é essencial e indispensável. Uma boa opção para deixar lembretes e recados é instalar um painel magnético ou de cortiça acima da bancada. Se você preferir pode pintar uma parede ou parte dela com tinta lousa assim você poderá escrever os recados e lembretes e apagá-los assim que realizar o trabalho. Para compor o ambiente use persianas ou cortinas. As persianas são mais fáceis de manter o que pode te ajudar quando a preocupação for TEMPO, já as cortinas dão um ar mais imponente, porém dão mais trabalho para manter. 
DICAS PARA DECORAÇÃO:
- Sabe aquele porta guardanapos que você não usa mais?! Aqui ele serve para guardar correspondência em cima da mesa.
- Use objetos de plástico ou zinco, são opções econômicas e resistentes além de dar um ar descontraído. Mas lembre-se de usá-los em ambientes informais.
- O acrílico também é uma boa opção por dar aos objetos uma boa visibilidade. Evite o exagero para não errar. 
- Se o ambiente requer mais sofisticação use objetos de madeira ou encapados com couro. O mesmo vale para o inox.   
  • Acabamento: um bom acabamento faz toda diferença. Escolha materiais de fácil limpeza e manutenção como laminados ou vidro no tampo da bancada ou mesa. Cores claras nas paredes e móveis dão a sensação claridade, limpeza e conforto visual além de não tornar o ambiente cansativo. Deixe o piso, mesa e objetos SEMPRE limpos e organizados.
  • Fiação camuflada: o ideal é que a bancada ou mesa seja encomendada com fundo falso ou se isso não puder ser feito, use mesas com canaletas que escondem a fiação. Painel também é uma boa alternativa para cobrir o que você deseja esconder. Para ordenar os fios use um "organizador de fios" ou você pode improvisar um usando aqueles arames usados na embalagem de pães. 
DICA EFICIENTE: reúna duas ou três tomadas numa só parede para evitar fios para todos os lados e instale-as logo abaixo do tampo da bancada.



Fontes:
Casa Abril /Site GoHome;
Revista Casa e Jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário