terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Volta às aulas

A volta às aulas está chegando e é hora de comprar os materiais escolares. Mas como sabemos a volta às aulas pode ser uma dor de cabeça para os pais, então resolvi pesquisar algumas dicas que irá ajudar vocês nas compras. Siga as dicas e economize.



"Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo..." e para rever a propaganda que encantou as gerações das décadas de 80 e 90 clique aqui: http://www.youtube.com/watch?v=LP55uXmyN7A


Siga o passo a passo e economize.

  • REAPROVEITE: abra os armários e veja o que "sobrou" do ano anterior e se estiver em bom estado, USE. Canetinhas, lápis de cor, giz de cera, folhas avulsas de fichário, estojos, mochila tudo pode ser reaproveitado. 
  • PESQUISE: como a procura é grande, papelarias e livrarias tendem a abusar nos preços, por isso pesquisar é sempre um BOM negócio. O que não faltam são opções e vale a pena gastar a "sola do sapato" ou um tempo na internet pra economizar.
  • Se forem levar as crianças ATENÇÃO!! Combine as regras antes. Leia a lista com elas e defina limites. Converse sobre o limite que podem e irão gastar e LEMBRE-SE, fique sempre ao lado orientando. É uma excelente hora para ensiná-los a planejar, fazer escolhas e colocarem na balança a relação custo benefício. Procure explicar a diferença de preço entre um caderno com um desenho "normal" de outro com aquele personagem de desenho ou filme, que geralmente custam o dobro.
  • AVALIE o produto. Analise bem na hora de compra, pois nem sempre o mais caro é o que tem melhor qualidade. Existem produtos similares aos de marca conhecida e tão bons quanto.
  • DESCONTO!! Uma ótima dica é a compra conjunta. Como diversos pais e alunos compartilha a mesma situação junte-se a eles e compre os materiais em quantidade maior o que pode render um bom desconto.
  • no caso de produtos importados, as informações DEVEM estar em língua PORTUGUESA.
  • toda informação ou publicidade, veiculada por qualquer meio de comunicação, obriga o fornecedor a cumpri-las INTEGRALMENTE. Do contrário, você poderá exigir, à sua escolha:
- que o fornecedor cumpra com o que ofertou, prometeu ou anunciou;
- a entrega de outro produto igual e/ou equivalente;
- cancelamento do contrato, com direito à devolução do valor que tenha sido pago antecipadamente, com o valor monetariamente atualizado.

IMPORTANTÍSSIMO: busque sempre seus DIREITOS. "Conforme cartilha o Procon - SP, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor toda informação deve ser adequada, clara, com especificação correta de quantidade , características, composição, qualidade, prazo de validade e preço, bem como os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores." Se seus direitos como consumidor for desrespeitado, DENUNCIE!


*** Papai você já passou por isso e sabe como fazer. É papai a pequena está crescendo e ficando cada dia mais linda, inteligente, esperta... vai nos dar um trabalho e eu vou adorar ajudar você. Amo vocês meus presentinhos pretos. 


Fontes: 
Assim se Faz;
dinheirama.com;
Finanças Práticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário