quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O velho feijão com arroz

Hoje eu comi o velho e tradicional Feijão com Arroz, bife e só faltou a batata frita. A comida tipicamente brasileira (a preferida do meu amor, arroz com brócolis e feijão preto) é o prato número 1 nos restaurantes e lares do país e vamos ser francos, nada melhor do que um arroz soltinho, um feijão novinho e um bife suculento. Nesse post vou dar algumas dicas para deixar o trivial arroz e feijão com gostinho de "quero mais".





Algumas dicas para preparar arroz

  • para deixá-lo soltinho siga a medida de 1 xícara de arroz para 2 medidas de água. Tempere a gosto.
  • se está com pressa faça o arroz na panela de pressão. Coloque óleo ou azeite e o tempero que você sempre usa para o preparo do arroz, água e tampe a panela. Quando a panela pegar pressão deixe cozinhar por 2 minutos e desligue. LEMBRE-SE de esperar a pressão acabar para abrir a panela.
  • cozinhe o arroz sempre com a panela tampada, assim ele não perde o sabor, nem a consistência.
  • DICA DE UMA AMIGA. Depois que o arroz estiver pronto, faça um furo com o garfo e coloque uma colher de vinagre, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 2 minutos. O arroz ficará soltinho.
  • Colocou muito óleo e não sabe como tirar o excesso?! Coloque para cozinhar junto ao arroz algumas folhas de alface. A alface absorve o excesso de óleo.
  • QUEIMOU o arroz?! 
- coloque a panela ainda quente em um recipiente com água fria. Após alguns minutos o cheiro de queimado passará ou use uma toalha molhada. Nesse caso destampe a panela ainda quente, embrulhe a panela em uma toalha molhada com água fria e pronto, seu arroz está sem cheiro e gosto de queimado. 
- você pode colocar também uma cebola cortada ao meio dentro da panela de arroz, esse procedimento tira o cheiro e gosto de queimado.
  • se você esqueceu de colocar sal no arroz e ele já estiver cozido, misture a quantidade de sal para aquela porção de água e jogue por cima do arroz. MEDIDA 1 colher de sobremesa para um copo americano de água. Leve a panela ao fogo até secar.
*** essa é uma excelente dica para minha pessoa que adora fazer arroz sem sal.*** 
Obs.: espero suas dicas amor, não pense que eu esqueci. 
  • sobrou arroz?! Coloque o arroz numa panela com um pouco de água, mexa, tampe e leve ao fogo baixo. Depois de alguns minutos ele estará saboroso e soltinho como se tivesse sito feito no dia.
Obs. Importante 1: LAVAR AJUDA A ACELERAR O PROCESSO DE COZIMENTO. A água da lavagem tira o excesso de amido e facilita a hidratação do grão acelerando o cozimento.
Obs. Importante 2: REFOGAR GARANTE GRÃOS MAIS SOLTOS. Ao refogar os grãos são selados e lubrificados e seu arroz ficará soltinho. 

Dicas deliciosas para fazer um feijão de dar água na boca.
  • depois de selecionar o feijão retirando eventuais pedrinhas e sujeira coloque-o de molho por pelo menos 2 horas. Descarte a água e leve-o ao fogo na panela de pressão com nova água. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até que os grãos estejam macios.                                          Em outra panela coloque óleo ou azeite e alho, deixe dourar, tempere e coloque o feijão. Amasse alguns grãos de leve para ajudar a engrossar o caldo. Coloque algumas folhas de louro, tampe a panela e deixe cozinhar até engrossar o caldo. E para um TOQUE ESPECIAL coloque bacon picado e linguiça calabresa*¹, fica SIMPLESMENTE DELICIOSO. 
*¹ quando usar bacon e calabresa NÃO use óleo.
DICA DA VÓ: coloque couve ou espinafre para deixar o feijão mais nutritivo. 
DICA de Congelamento e Descongelamento: separe o feijão em porções menores, coloque em recipientes plásticos ou de vidro e coloque no congelador. Quando for usar retire o feijão do congelador um dia antes e deixe descongelar na geladeira.

Espero que gostem das dicas.


Fontes:
M de Mulher;
Donas de Casa Anônimas;
IG - Culinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário