quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Verão... calor, praia, piscina, sol e...

O verão veio com tudo esse ano. Termômetros em alta, praias, cachoeiras, rios, clubes cheios e na hora de tomar sol nem sempre nos lembramos de "retocar" o protetor solar e a consequência disso é... pele avermelhada, ardendo e dias depois descamando/descascando. Se isso que aconteceu nos seus primeiros dias de sol, a dica é:



  • faça uma mistura de água mais amido de milho e passe na queimadura. Deixe agir por meia hora e enxágue com água fria. Além de hidratar, o amido combate a inflamação. NÃO use óleo de banho.
  • chá de camomila gelado acalma a pele e melhora a ardência. Faça compressas com algodão ou pano macio embebido no chá gelado.
  • EVITE tomar banho com água quente, e NÃO EXAGERE no sabonete.
  • bolhas NÃO DEVEM ser estouradas, elas agem como protetoras da pele nova e sensível. Caso a queimadura dê bolhas vá ao dermatologista, pois talvez seja o caso de usar algum medicamento.
  • NÃO arranque a pele que está descamando, ela age da mesma maneira da bolha protegendo a pele mais nova.
LEMBRETE IMPORTANTÍSSIMO: os raios ultravioletas são responsáveis por 80% do envelhecimento precoce e por TRIPLICAR o número de casos de câncer de pele nos últimos anos.

DICA MUITO IMPORTANTE: para se PROTEGER do sol passe PROTETOR SOLAR adequado para o seu tipo de pele. NÃO ESQUEÇA de aplicar o protetor 30 minutos antes da  exposição ao sol para maior e melhor eficácia. LEMBRE-SE de REAPLICAR frequentemente após grande exposição ao sol, sudorese intensa, fazer algum esporte ao ar livre, nadar, secar-se com a toalha ou a cada 2 horas. Para ajudar a proteger do sol utilize chapéu para proteger a pele do rosto. 

***CRIANÇAS, CUIDADO REDOBRADO***
O filtro soltar é recomendado para crianças A PARTIR DOS 6 MESES de idade. Para crianças ATÉ 2 ANOS DE IDADE o ideal é um protetor com filtro s físicos (está escrito na embalagem) por ser mais seguro para essa faixa de idade. ACIMA DE 2 ANOS DE IDADE, o protetor solar indicado ao público infantil leva em consideração as características da pele da criança. Converse com o seu pediatra ou dermatologista para saber qual é o mais adequado. 

- Amor essa dica é muito importante para nossa pequena, sei que é um super Papai mas Timãe não esquece NUNCA dessa pequena e cuida também. 

NÃO ESQUEÇA de beber muita água, sucos, chás gelados e comer bastante fruta para não correr o risco de desidratar.



PROTETOR SOLAR NÃO É UM LUXO, MAS UMA NECESSIDADE DIÁRIA DE PROTEÇÃO!!!


Fonte: 
Revista Veja;
Revista Crescer;
Pediatra em Foco.

2 comentários:

  1. lembrei do comercial "arranjei uma namoradinha... que amor de gatinha..."

    ResponderExcluir
  2. Fefis você me fez lembrar da infância... muito bom aquele comercial. :)

    ResponderExcluir