sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Roupas.. os cuidado na hora de lavar e colocar para secar.

Como hoje é dia de faxina vamos continuar a arrumação, agora com CUIDADOS com as roupas, como lavar, colocar pra secar e passar as roupas sem danificá-las. Morzão como combinado você me ajuda na hora de lavar e colocar as roupas no varal, meu faz tudo que eu amooo.





O passo a passo na lavanderia.


  • Organize a lavagem:

- Vamos começar com uma REGRINHA BÁSICA: SEPARE roupas brancas das coloridas. Roupas com cores fortes podem desbotar e tingir as roupas brancas. 
- EVITE o excesso de peças, pois o atrito entre elas aumenta ocasionando desgaste da peça. NÃO coloque roupas dobradas na máquina, assim como no excesso, tecidos dobrados sofrem com o atrito e podem estragar.
- Tecidos de poliéster DEVE ser lavados SEPARADO dos tecidos de algodão para evitar a formação de bolinhas. Em caso de bolinhas, existem escovas "tira-bolinhas", próprias para a situação.
- Lavar toalhas, edredons, cobertores e lençóis SEPARADAMENTE.
- Para roupas delicadas utilize "redes protetoras" ou use uma fronha limpa, assim você protege a peça.


  • Hora de lavar:
- Para maior durabilidade das peças EVITE temperatura muito alta da água. Quanto menor a temperatura, maior a durabilidade.
- DILUIR o sabão em pó antes de colocar as roupas e NUNCA jogue o sabão seja ele líquido ou granulado, diretamente na roupa isso pode ocasionar manchas no tecido. Faça o mesmo com o amaciante, dilua antes de colocar na máquina.

Obs.: O excesso de amaciante nas toalhas pode provocar a perda de absorção. 

- Diga NÃO ao CLORO. Além de provocar manchas pode enfraquecer as fibras e com o tempo causar "amarelamento" das roupas. 

*** Nesse caso USE:

  1. utilize produtos oxigenados;
  2. nas roupas brancas, coloque a roupa em água quente, com uma fatia de limão. O limão age como branqueador deixando sua roupa mais branca e com cara de nova. Deixe de molho por aproximadamente 1 hora e depois lave normalmente. 
  3. outra alternativa de branqueador é o álcool na medida de 10 ml para 1 litro de água. Além de remover manchas ajuda a branquear a roupa.
  4. vinagre também é um ótimo ajudante na hora de remover manchas, principalmente de gordura. Adicione meia xícara de vinagre em 1 litro d´água.
- LEMBRE-SE o usar qualquer produto de limpeza além do sabão e amaciante, teste a resistência das cores em uma pequena área antes de usar o produto sobre o tecido.
- Lavar peças de cores escuras ou com combinação de cores com água FRIA. Isso evita a descoloração do tecido.

Dica: para peças de cores fortes use sal no último enxágue. O sal ajuda na fixação das cores.

- Ao lavar suas roupas no tanque, EVITE usar escova ou qualquer material que possa desgastar o tecido ou provocar desbotamento. 

  • Colocando para secar:
- Coloque as peças ABERTAS no varal lembrando-se de colocar roupas coloridas secando a sombra para evitar desbotamento das cores.
- PREFIRA prendedor de plástico, pois não mancham como os prendedores de madeira.

Dicas de como pendurar no varal: vestidos e camisas DEVEM ser colocados para secar em cabides, colocadas assim evitam que o tecido deforme e claro, não amassam a roupa facilitando assim na hora de passar. 

- Retire as roupas da lavadora assim que terminar o ciclo de lavagem, se permanecer úmidas por um tempo maior pode causar odor e acabar com aquele cheirinho de roupa limpa.
- peças de algodão/poliéster DEVEM ser secas em temperatura morna. 


*** Em outro momento falaremos de roupas delicadas, edredons e toalhas. Como lavar, secar e guardá-los sem que ocupem muito espaço.***


Fontes:
M de Mulher
Organize sua vida - Yahoo Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário